24 ºC

23 ºC

15 ºC

23 ºC

23 ºC

22 ºC
Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Muitas nuvens e chuva na região

Nesta terça-feira (29/07) o céu fica encoberto com chuva fraca no Litoral Norte. Nas demais áreas o tempo fica nublado com rápidas aberturas de sol e chance de chuva isolada em alguns pontos. A temperatura seguirá baixa à tarde.
Na quarta-feira (30/07) o sol volta a aparecer entre poucas nuvens em toda região. Ao amanhecer haverá formação de nevoeiros entre o Vale e a Serra. A temperatura estará em gradativa elevação na parte da tarde e em declínio pela manhã.


Tendência para os próximos dias:
Na quinta-feira (31/07) haverá predomínio de sol em toda região. A temperatura estará em gradativa elevação na parte da tarde e em declínio pela manhã. Ao amanhecer haverá formação de nevoeiro em pontos do Vale e da Serra.
Na sexta-feira (01/08) a tendencia indica que haverá predomínio de sol em toda a região. A temperatura estará estável.
Atualizado pela manhã pela meteorologista Naiane Araujo

Atualizado no periodo da tarde pelo Meteorologista Pedro Nazareno Ferreira da Costa
Atualizado: 29/07/2014
Discussão Sinótica
Cavado mantém frio e tempo fechado na região

Na análise sinótica do Vale do Paraíba das 18Z de hoje (28/07), nota-se que nossa região ainda se encontra na vanguarda de um cavado em altitude, que é contornado pelo Jato Subtropical (JST) passando sobre MG e entre o norte do RJ e sul do ES. Em 500 hPa o escoamento é de oeste, muito perturbado e com cavados embebidos no mesmo, a temperatura é bastante baixa com valor de -13°C (aproximadamente) sobre o Vale. Em superfície há convergência de umidade atuando sobre a região, principalmente no litoral, devido à presença de uma frente estacionária sobre o Atlântico, na altura do norte do RJ. Este padrão sinótico mantém o tempo fechado e frio em toda a região, com condição para chuva fraca e isolada, devido este cavado ter reforçado a incursão de ar relativamente frio que instabilizou mais a atmosfera sobre a região. Na terça-feira (29/07) o tempo seguirá bastante instável com condição para chuva fraca e isolada, pois ainda estaremos influenciados pela convergência de umidade em superfície e pelo cavado nos níveis mais altos da troposfera, embora ao longo do período este cavado já deverá ter cruzado o cone leste de SP. A partir de quarta-feira (30/07) o anticiclone em superfície tomará sua posição climatológica e favorecerá ventos de nordeste sobre nossa região. Simultaneamente, o cavado em altos níveis se afastará da região e por isso o sol voltará a aparecer, o que favorecerá o aumento gradual da temperatura máxima. Já a temperatura mínima entrará em declínio, devido à perda radiativa noturna neste dia e favorecerá ocorrência de nevoeiros entre o Vale e a Serra, condição que se mantém até o final da semana.
Elaborado pela Meteorologista Naiane Araujo
Atualizado no periodo da tarde pelo Meteorologista Pedro Nazareno Ferreira da Costa
Atualizado no período da noite pelo Meteorologista Bruno Miranda
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
# ºC
# ºC
# mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
# ºC
16.0 ºC
0.0 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
# ºC
24.0 ºC
0.0 mm
Cach. Paulista
# ºC
19.5 ºC
4.0 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas