26 ºC

24 ºC

14 ºC

20 ºC

24 ºC

22 ºC
Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Tarde fria com chuva isolada na região


Na sexta-feira (25/07) o tempo ficará com bastante nebulosidade e chuva. A temperatura máxima estará baixa e a tarde será de frio na região, inclusive a temperatura mínima ocorrerá no período da noite e não no início do dia, como é comum ocorrer.
O sábado (26/07) terá tempo fechado com chuvas isoladas na região. A temperatura estará baixa, principalmente à tarde.

Tendência para os próximos dias:

No domingo (27/07) e na segunda-feira (28/07) o período será nublado e com chuva isolada em toda a região. A temperatura estará baixa à tarde.
Atualizado no período da manhã pelo Meteorologista Luiz Kondraski de Souza
Atualizado: 25/07/2014
Discussão Sinótica
Frente fria traz chuva e frio à região

A carta do tempo das 12Z de hoje (25/07) mostra que nossa região encontra-se influenciada por uma frente fria, que nesta análise atua no extremo sul do RJ. Em baixos níveis os ventos estão do quadrante noroeste na região, refletindo também em 500 hPa. Em 250 hPa atua um ramo do Jato Subtropical (JST) entre o norte do Chile, passando pelo centro de MS até o nordeste de SP. Esse sistema está contornando uma circulação ciclônica, que está associada a um cavado frontal. Nota-se que um ramo norte do Jato Polar (JPN) atua entre o norte da Argentina, passando pelo norte do RS até o sul de SC. A isoterma de zero grau em 700 hPa está passando pelo PR, evidenciando que na retaguarda do cavado frontal o ar está bastante frio, além disso, em 500 hPa a isoterma que atua no cone leste paulista é de -12°C, aproximadamente.
A sexta-feira (25/07) começou com chuva em várias áreas da região, principalmente na região de São José dos Campos, pois a frente fria começou a atuar nesse setor, aumentando a convergência de umidade em baixos níveis. No decorrer do dia a frente fria se deslocou pelo cone leste paulista, trazendo chuva e frio, que poderá aumentar a sensação térmica para mais frio por causa dos ventos. Outro detalhe é da temperatura mínima que ocorrerá no período da noite.
Na sexta-feira (25/07) ainda choverá durante a madrugada e manhã sobre algumas localidades do Alto Vale. Porém, nas outras áreas o tempo estará com céu encoberto e com chuva. As temperaturas estarão em declínio e a tarde será de frio na região, devido a chegada do ar frio em 500 hPa, onde estará atuando a isoterma de -12°C no cone leste paulista.
No sábado (26/07) o tempo ainda estará fechado com chuva na região, devido a presença da circulação anticiclônica em baixos níveis, que advecta umidade do mar para o continente e de um cavado em 500 hPa, que reforçará a vorticidade ciclônica e a convergência de umidade em baixos níveis. As temperaturas estarão baixas, principalmente às máximas.
No domingo (27/07) haverá chuva fraca e isolada na região, ainda pela influência da circulação anticiclônica em baixos níveis e do escoamento perturbado ciclônicamente em 500 hPa, por cavado de onda curta.
Na segunda-feira (28/07) um cavado entre 500 hPa e 250 hPa estará influenciando o tempo no cone leste de SP, o qual contribuirá para chuva fraca e isolada, sendo que no litoral os ventos de leste/sudeste estarão moderados e advectarão ar úmido do oceano para o continente.
Elaborado pelo Meteorologista Luiz Kondraski de Souza
Atualizado às 12Z pela Meteorologista Naiane Araujo
CPTEC/INPE
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
# ºC
# ºC
# mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
12.0 ºC
# ºC
0.2 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
18.0 ºC
# ºC
0.0 mm
Cach. Paulista
17.0 ºC
# ºC
0.8 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas