30 ºC

27 ºC

22 ºC

28 ºC

29 ºC

30 ºC
Vale do ParaÍba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
Chance de pancadas de chuva em algumas áreas

No domingo (20/04) o sol aparecerá entre nuvens na maior parte do dia, mas no final do período a nebulosidade deverá aumentar em alguns pontos e haverá chance de pancada de chuva. As temperaturas máximas continuarão elevadas.
Na segunda-feira (21/04) o tempo ficará com nebulosidade variável e com pequena chance de chuva entre a madrugada/manhã no Vale Histórico. As temperaturas estarão estáveis.

Tendência para os próximos dias:
Na terça-feira (22/04) o dia será nublado com pancadas de chuva. No Litoral e Vale Histórico a chance será menor. As temperaturas estarão estáveis.
Na quarta-feira (23/04) o dia será com muitas nuvens e pancadas de chuva em toda região. As temperaturas estarão mais baixas.
Atualizado: 20/04/2014
Discussão Sinótica
Sistema oceânico pode colaborar para instabilidade

Na análise sinótica do Vale do Paraíba da 00Z de hoje (19/04) o escoamento em altitude e nível médio é quase zonal, com ventos fortes de oeste e um cavado de onda curta embebido nesse escoamento. De 700 hPa até a superfície a influência é do anticiclone que se deslocou para nordeste e agora favorece ventos de quadrante norte na região. Em superfície, a presença de pouca umidade do ar à tarde, inibiu a condição para instabilidade na região. Neste domingo (20/04) um sistema frontal deverá se aproximar do sul de SP entre a tarde a noite. Por isso a instabilidade deverá aumentar principalmente entre o Alto Vale e a Serra na parte da tarde/noite. Na segunda-feira (21/04) ventos fracos de leste/sudeste em baixos níveis, associados ao anticiclone na retaguarda do sistema frontal influenciarão o tempo na região. Por isso, o dia deverá ser com variação de nebulosidade. A partir da terça-feira a influência de um cavado em altitude aumentará a instabilidade principalmente entre a Serra e o Alto Vale. Os modelos GFS e BRAMS indicam chuva forte o dia todo, com volumes expressivos. Já os modelos ETA15 e Global indicam volumes menores. Na quarta-feira um sistema frontal com deslocamento mais oceânico reforçará a convergência de umidade sobre a região. Portanto, o dia será com muitas nuvens e pancadas de chuva. Para este dia os modelos numéricos concordam mais e indicam volumes de chuva significativos desde a madrugada.
Elaborado pela Meteorologista Caroline Vidal
Dados Observados
Cidade
Mín.(hoje)
Máx.(ontem)
Chuva(*)
Taubaté
# ºC
34.5 ºC
0.0 mm
Paraibuna
# ºC
# ºC
# mm
C. do Jordão
# ºC
25.0 ºC
0.0 mm
Caraguatatuba
# ºC
# ºC
# mm
Guaratinguetá
# ºC
35.0 ºC
0.0 mm
Cach. Paulista
# ºC
31.5 ºC
0.0 mm
* Chuva Acumulada em 24 horas